VOCÊ MALHA OS MÚSCULOS DO PERÍNEO?

Ignorada e não raramente desconhecida de boa parte das mulheres, a musculatura do assoalho pélvico deve receber tanta atenção quanto os músculos de outras áreas do corpo, como braços e pernas. E não vale lembrar dela apenas na fase da gravidez, quando costuma receber atenção especial por conta do papel importante que exerce durante o parto. Fazer exercícios específicos para fortalecer e garantir tônus, controle, coordenação, força e resistência para esse grupo de músculos é fundamental para prevenir problemas que podem atingir a região, como disfunção sexual, liberação involuntária de gases e até fezes, incontinência urinária, queda de bexiga e do útero e constipação intestinal.

“Esse grupo de músculos composto tanto pelos superficiais, conhecidos popularmente como períneo, como pelos profundos, é responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos como bexiga e útero, e também por controlar os orifícios de uretra, vagina e ânus. Atua também na passagem do bebê durante o parto”

Fatores de risco como a própria gravidez, o número de gestações, obesidade, menopausa e até questões genéticas podem explicar a perda de resistência e força desses músculos. “O aumento da pressão abdominal causada pelo bebê, e sobrepeso e as alterações hormonais da menopausa são algumas das situações que explicam esse enfraquecimento”. A disfunção pode ser notada a partir da liberação involuntária de urina, gases e fezes. “Há também a ocorrência dos chamados prolapsos genitais, quando ocorre a queda de estruturas como bexiga e útero”

A prevenção deve começar o quanto antes, de preferência no início da vida sexual e antes do primeiro filho. “As pessoas deveriam cuidar dessa musculatura a vida toda como de qualquer músculo do corpo. Isso é importante para manter a contenção e o funcionamento adequado dos órgãos pélvicos”.

A falta de informação, tabus sexuais e postergação da atitude em relação ao próprio corpo e á própria vida, fazem que a mulher tenha que se submeter á intervenções cirúrgicas invasivas ao longo da vida ou tenha que usar fraldas geriátricas na velhice pela incontinência urinária.

Previna-se!! Conscientize-se! Movimente-se!

Curso de Pompoarismo Tântrico dia 08 de novembro em BH

Curso de Pompoarismo Tântrico em Brasília dia 25 de outubro

Inscrições: antarsuryabh@gmail.com

Leave a comment